Você está se preparando para cair de paraquedas, faz algumas manobras aqui e ali, e quando você menos percebe cai um pedaço de pedra perto de você em pleno ar. Parece estranho, mas foi o que aconteceu com este paraquedista na Noruega.
O momento foi capturado em 2012 pela câmera acoplada ao capacete de Anders Helstrup, do clube de paraquedistas de Oslo, que só percebeu o evento após rever o vídeo (veja no final do texto). Ao enviarem a gravação ao Museu de História Natural de Oslo, especialistas comprovaram: a pequena pedra era na verdade um meteoro caindo a 200 km/h.
Mas você pode fazer uma pergunta: “Um meteoro não emite luz quando entra na atmosfera”? Isto acontece nos momentos iniciais. Por conta da alta velocidade de entrada, o meteoro comprime a atmosfera abaixo e, como consequência aumenta sua temperatura ao ponto de emitir luz.
No caso do vídeo de Anders, o meteoro não emite luz porque a mesma compressão que a pedra gera sobre a atmosfera também diminui a velocidade do bólido devido ao atrito atmosférico, diminuindo a compressão e também sua temperatura. Quando o meteoro atinge esta fase, ela é chamada entre os cientistas de “vôo escuro”.
Embora a gravação mostre a queda do meteoro, Anders e sua equipe não conseguiram achar a pedra vinda do espaço. Existe até um blog (em norueguês) explicando os detalhes da queda e os possíveis locais onde poderia ser encontrado o meteorito. Veja no vídeo o evento e se surpreenda com a pedra que, se tivesse caído um pouco mais à esquerda, poderia ter matado o paraquedista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário