Uma nova espécie de rato foi encontrada na ilha de Sulawes, na Indonésia. Com o nome científico Paucidentomys vermidax, o animal tem dentes incisivos superiores que são inúteis para roer e se alimenta exclusivamente de minhocas. Mesmo que compartilhando as mesmas características de alguns roedores das Filipinas, a espécie deu um passo evolutivo adiante, dispensando completamente molares para a mastigação.
"Existem mais de 2,2 mil tipos de roedores em todo o mundo e até esta descoberta todos tinham molares na parte de trás da sua boca e dentes incisivos na frente", disse Kevin Rowe, membro da equipe de descoberta. "Este é um exemplo de como os animais, quando confrontados com uma nova oportunidade ecológica, neste caso, uma abundância de minhocas, podem evoluir e perder traços que foram de grande utilidade em circunstâncias anteriores."
"Os incisivos especializados de roedores dão a capacidade distinta para roer - uma característica definidora de roedores em todo o mundo. Tendo perdido todos os dentes, exceto um par de incisivos de formato incomum que são incapazes de roer, este rato novo é único", contou o coautor da descoberta, Anang Achmadi.
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário