Acostumado a receber visitantes durante o ano inteiro, o Pelourinho já está pronto para receber os turistas atraídos pela Copa do Mundo. No mês de festas juninas, as tão famosas bandeirolas invadem o Pelô, desta vez nas cores verde e amarelo. Bandeiras, bonecos gigantes e banners enfeitam um dos pontos turísticos mais visitados da capital baiana, encantando quem chega vindo de várias partes do mundo.
A nova imagem do Pelourinho se dá devido a um projeto assinado pela artista plástica Telma Claheira, que tem como tema principal a Copa do Mundo. O projeto foi realizado pela Secretaria da Cultura e pela Bahiatursa. Ao todo, 70 funcionários atuaram na confecção dos artigos de decoração.
O francês Miguel Bouchez, 32, chegou ao Brasil há 10 dias, e já visitou algumas cidades do país. Em Salvador há dois dias, Miguel escolheu a capital baiana para assistir aos jogos da Copa do Mundo, e vai à Arena Fonte Nova no dia 20 de junho, para assistir a França x Suíça.
“Sempre fui bem-recebido aqui. Fico encantado pelas praias, e o Pelourinho está muito belo. O Brasil é encantador. É o país do futebol, e acompanhar os jogos aqui em Salvador, com esse povo alegre, vai ser muito bom”, declara. Bouchez afirma que só deixa o país quando o Mundial esportivo acabar.
A espanhola Kétila Ruas, 18, chegou à capital baiana na manhã de ontem (8) e, durante a tarde, já estava no Pelô apreciando a cidade. Já com ingressos para assistir ao jogo da Espanha contra a Holanda, Kétila ficará na cidade durante duas semanas.
Segurança
“Achei tudo muito bonito. Aqui as pessoas são muito alegres. Outro lugar que quero muito conhecer é o Dique do Tororó”, disse. Apesar de ser bem-recebida, a espanhola chamou a atenção quanto à segurança. “O transporte é bastante ruim, e em alguns lugares não me sinto segura”, desabafou.
No Largo do Pelourinho, foi possível ver a boa recepção de alguns vendedores, como a de Ivan Carlos, 26, que trabalha na região há 15 anos vendendo colares e outros acessórios. Ivan conquista o freguês com a boa receptividade, servindo até como guia turístico. “É preciso praticar sempre a atenção, o interesse e a ação. Dou uma fitinha do Senhor do Bonfim, falo um pouco da cultura, e assim vou conquistando os clientes”, explica.
A chinesa Taís Cahen foi uma das turistas que tiveram o prazer de conhecer o vendedor Ivan. Sem intenção nenhuma, ele ajudou a chinesa a encontrar seu hotel. Em forma de agradecimento, Cahen comprou um de seus produtos. “Um povo muito simpático. A beleza da cidade encanta. A cidade é bem grande, maior do que eu imaginava”, afirmou.
Os paulistas Claudia Faria e Nivaldo Gomes também conheceram o vendedor Ivan. Ele os situou sobre onde as imagens de “Ó Paí Ó” foram gravadas, além da gravação do clipe de “They Don’t Care About Us”, quando o Rei do Pop, Michael Jackson, veio ao Brasil e atuou na capital baiana.
“O que mais me chamou a atenção foi a decoração, que está muito linda. As pessoas são muito animadas. É bom encontrar pessoas hospitaleiras assim como ele [Ivan]”, elogiou Claudia. “As pessoas são muito animadas e quando começar o jogo vai animar mais”, completou Gomes.http://bahia.ig.com.br/2014/06/09/decoracao-do-pelo-encanta-os-turistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário