A partir da quarta-feira (8), os moradores de Rio Verde (GO) e da região do Distrito Federal começarão a ser avisados sobre o início da contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta. O anúncio do início da campanha informativa foi feito nesta terça-feira (7) en entrevista coletiva à imprensa, na presença do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, o presidente da Anatel, João Rezende, e o presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), Rodrigo Zerbone.
Em novembro de 2015, as transmissões em formato analógico devem se encerrar em Rio Verde, escolhida como cidade-piloto. Em abril de 2016, o mesmo ocorrerá no Distrito Federal e em onze cidades goianas e mineiras localizadas em suas imediações.
Com o desligamento, a programação da TV aberta estará disponível tão somente em formato digital, que permitirá aos telespectadores continuar assistindo aos seus programas com maior qualidade de som e imagem. A digitalização da TV aberta traz ainda outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.
Os telespectadores das cidades de Rio Verde (GO), Distrito
Federal, Abadiânia (GO), Águas Lindas de Goiás (GO), Alexânia (GO),
Cabeceira Grande (MG), Cidade Ocidental (GO), Formosa (GO) Luziânia
(GO), Novo Gama (GO), Planaltina (GO), Santo Antônio do Descoberto (GO) e
Valparaíso de Goiás (GO) que recebem o sinal analógico verão nas suas
telas, em alguns momentos do dia, a partir de 8 de abril de 2015, o
símbolo da televisão analógica (inicialmente a letra "A", que depois se
abre, formando a palavra "Analógico").
Dois meses antes da data prevista para o desligamento, haverá uma indicação fixa com a contagem regressiva para o desligamento no alto da tela. É para lembrar ao telespectador que a hora do desligamento está chegando.
http://tecnologia.ig.com.br/2015-04-07/anatel-alerta-para-o-fim-das-transmissoes-analogicas-da-tv-aberta.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário