Sabe-se que o sol tem muitos benefícios, como o estímulo para formação da vitamina D ativa (importante para os ossos) e para sensação de alegria e bem estar. No entanto, também se sabe que ele é responsável pelo câncer de pele, envelhecimento da pele (manchas, rugas, vasinhos, vermelhidão, etc) e até mesmo queimaduras. Por isso, que se fala tanto de proteção solar adequada.
Para ajudar nessa prevenção, há os famosos protetores solares e agora também temos as ainda não tão famosas roupas com proteção ultravioleta, que vieram para complementar nosso arsenal.
Embora ela já exista há pelo menos 15 anos em outros países, apenas há pouco tempo apareceram duas empresas brasileiras e por isso, os produtos ficaram mais acessíveis para nós. Essas empresas são: UV Line e a Sun Cover (ambas têm sites na internet).
Essas roupas com proteção ultravioleta (ou roupas com UV) começaram a ser desenvolvidas na Austrália, principalmente para os banhistas e esportistas, já que esse país é formado por uma população muito clara e um clima com muito sol.
De lá para cá, houve muito avanço tecnológico e as roupas estão mais leves, com aparência de “roupas normais”, tentado equilibrar proteção-conforto-estilo.
Vamos pegar um exemplo: considere uma camiseta qualquer que você tenha em seu armário. Se analisarmos essa peça do vestuário no laboratório, veremos que todos os tecidos têm um grau de proteção conhecido pela sigla em português FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) ou UPS em inglês.
No entanto, esses tecidos das camisetas do dia-a-dia têm fator de proteção baixo, equivalente a FPU 5 ou 7. E se forem molhadas, caem para quase a metade. As roupas com proteção UV tem FPU 50+ (ou seja, no mínimo 50), assim 98% ou mais dos raios ultravioletas solares são absorvidos.
http://www.melhoramiga.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário