O mercado brasileiro de automóveis vai começar 2014 sem três produtos que são considerados ícones desse segmento no País: Fiat Mille e os veteranos Volkswagen Gol G4 e Kombi, que é oferecida no Brasil há 63 anos!
Os motivos para esses carros saírem de linha é a defasagem dos projetos, que são incompatíveis com freios ABS e airbags frontais, equipamentos de segurança que serão obrigatórios em todos os carros zero km à venda no Brasil a partir de 2014.
A descontinuação da Kombi é o caso mais emblemático do ano. A van da VW chegou ao Brasil em 1953 e quatro anos mais tarde, tamanho o sucesso de vendas, o veículo começou a ser produzido no Brasil. Desde então, o utilitário foi sendo atualizado com o passar do tempo, apesar de seu visual continuar praticamente intocado. Com uma enorme tradição no segmento, o veículo ainda não tem substituto no Brasil e deverá deixar órfãos que há tanto tempo dependem da “Velha Senhora”.
O outro “óbito” registrado na VW, o Gol G4, é um projeto de longa data. Embora tenha a carroceria com contornos arredondados, esse Gol deriva do antigo modelo “quadrado”, a primeira série do carro, lançada em 1980. Seu substituto, por outro lado, já está para chegar: a vaga aberta será preenchida pelo novo compacto up!, mais moderno nas áreas de eficiência e segurança. A Volkswagen, no entanto, ainda não admite o fim do modelo.
O Mille é da mesma época do Gol, estreou em 1983 e encerrar sua produção será doloroso para a Fiat, afinal o modelo é um de seus mais vendidos no País. O compacto, apesar da idade avançada, apresenta um projeto interessante de ergonomia, mas a ausência dos itens de segurança que serão obrigatórios o tira de cena. Para seu lugar, a fabricante está preparando um compacto totalmente novo, previsto para 2015. A marca, inclusive, admitiu nesta semana que o Mille morrerá e ganhará série de despedida, a Grazie Mille.
Três adeus na Ford
O ano também é de grandes despedidas para a Ford do Brasil. A marca já encerrou a produção da picape Courier e abriu espaço na fábrica em São Bernardo para a linha de montagem do New Fiesta. Como já vendia pouco, a montadora decidiu não criar um substituto para o modelo com caçamba – a Courier é uma derivação da terceira geração do Fiesta (atualmente na quinta geração).
Adeus também para o Ka, que encerra uma trajetória de 16 anos no mercado brasileiro. O compacto, porém, terá uma nova geração e o projeto será global. O lançamento do novo modelo deve acontecer no primeiro semestre de 2014. O Fiesta Rocam, ou a quarta geração da série, também é outro carro que termina sua jornada, iniciada em 2002. Seu substituto já está na ativa, o New Fiesta nacional.
O adeus dos sedãs
Ex-sensação do segmento, o Citroën C4 Pallas saiu de linha na Argentina neste ano para a entrada do novo C4 Lounge. O modelo era vendido no Brasil desde 2006 e em alguns momentos chegou a figurar entre os quatro colocados da categoria. Outro três volumes que partiu neste ano foi o Nissan Tiida hatch (o Tiida Sedan “morreu” em 2012), que foi descontinuado no México cedendo seu lugar para o novo modelo Note, um monovolume. A marca japonesa, a princípio, não vai desenvolver um substituto para essa série.
Vendas baixas, despedida antecipada
Um carro não precisa necessariamente “morrer” para deixar o mercado brasileiro.
Vendas abaixo da expectativa muitas vezes acabam encurtando a vida de um veículo, como ocorreu neste ano com o Renault Symbol, que desde 2009 vinha se arrastando nas vendas, e o Mini Clubman, a versão perua do tradicional Cooper, que veio ao Brasil somente em versões superequipadas e por conseqüência muito caras. Por isso, ele se foi.
Despedida chinesa
Carros chineses também estão em ritmo de despedida no Brasil. A Lifan Motors encerrou a produção do compacto 320 (o famoso “clone” do MINI Cooper) e o sedã médio 620 na planta instalada no Uruguai. Segundo a marca, a rede vai trabalhar com os modelos até os estoques acabarem, que devem durar até meados de 2014. A empresa ainda não confirma se os modelos terão substitutos no mercado nacional.
SUVs também se vão
Alguns grandalhões do mercado também estão se despedindo. A Subaru decidiu desistir do jipão Tribeca, modelo de um segmento que a marca não domina e que sempre deixou a desejar em vendas no cenário mundial. Saem de cena também o Hyundai Veracruz e o Volvo XC90, que foram descontinuados neste ano.
Arrivederci!
Quem queria um Lamborghini Gallardo zero km no Brasil perdeu a vez. A marca italiana encerrou a produção de seu modelo de “entrada” na Itália e já prepara o terreno para o novo superesportivo Cabrera, que será lançado em 2014. Que todos descansem em paz.
http://carros.ig.com.br/especiais/obituario+dos+carros+quem+se+foi+em+2013/7000.html
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