No início dos anos 1980, computador era coisa de nerd.
Empresas como Apple, Osborne e MITS (do Altair) já fabricavam
computadores pessoais. Mas os equipamentos eram difíceis de usar e tinha
utilidade limitada.
Isso mudou em 12 de agosto de 1981,
quando a poderosa IBM lançou seu primeiro computador voltado para o
usuário final: o IBM PC 5150. Com preço de US$ 1.565, ele era o modelo
mais barato lançado pela empresa e era voltado tanto para escritórios
como para uso doméstico.
A entrada da IBM no mercado de computadores pessoais mudou completamente o mercado. Conhecida do público médio e com contratos polpudos com governos e companhias de grande porte, a IBM trouxe credibilidade ao mercado e foi fundamental para popularizar o computador como ferramenta de trabalho e lazer.
As especificações do 5150 eram poderosas para a época, mas hoje em dia seriam amplamente superadas pelo celular mais barato. O computador tinha apenas 16 KB de memória RAM. Para efeito de comparação, smartphones avançados de hoje podem ter até 3 GB de RAM, mais de 187 mil vezes o valor do IBM PC. A memória de disco rígido era de apenas 40 KB. Atualmente, qualquer notebook vem com pelo menos 500 GB, mais de 12 milhões de vezes mais do que o PC da IBM.
Sucesso imediato
O IBM PC 5150 foi um sucesso de vendas. Segundo matéria do Guardian,
a expectativa inicial da empresa era vender 240 mil unidades em cinco
anos, mas essa marca foi batida em apenas um mês. A IBM continuou a
liderar as vendas globais de PC até 1994, quando foi ultrapassada pela
HP.Ironicamente, alguns dos fatores que levaram ao sucesso do 5150 foram responsáveis pelo sucesso também da concorrência. A equipe que criou o primeiro PC trabalhou fora do modelo rígido e fechado da IBM, usando peças e tecnologias de fornecedores externos para montar a máquina, em vez de desenvolver internamente todos os componentes usados.
Entretanto, como nenhuma parte vital do 5150 era exclusiva da IBM, ficou fácil para outras empresas copiarem o design do produto e criarem PCs mais baratos, com as mesmas especificações.
IBM / Intel / Microsoft
Essa onda de clones beneficiou fortemente duas empresas. A primeira foi a Intel. A arquitetura do chip 8088 usado no IBM PC logo se tornou padrão de mercado e a fabricante de chips passou a vender seu produto para dezenas de outras empresas.
A segunda empresa foi a Microsoft. A IBM precisava de um sistema para seu PC e Bill Gates forneceu a solução, com uma versão do Basic para o IBM PC. Como o sistema não era exclusivo, a Microsoft passou a vendê-lo também para as concorrentes da IBM e rapidamente se tornou a maior produtora de software do mundo. Foi o início da parceria "Wintel" (Windows + Intel), que até hoje domina a computação pessoal em todo o mundo.
Venda para Lenovo
A concorrência cada vez mais acirrada e com baixas margens de lucro do mercado de PCs levou a IBM a vender sua divisão de computação pessoal para a Lenovo. Após a venda, realizada em dezembro de 2004, a IBM passou a funcionar apenas como provedora de serviços corporativos e incubadora para novas tecnologias.
Ironicamente, nove anos depois, a Lenovo passou a ser a maior fabricante de PCs do mundo.
A empresa chinesa desbancou a HP, que havia superado a IBM em 1994 e por quase 20 anos havia liderado a lista.
Atualmente, de acordo com os dados mais recentes do IDC, a Lenovo lidera o mercado de PCs com fatia de 19,6%, seguida por HP (18,3%), Dell (14%), Acer (8,2%) e Asus (6,2%).
http://tecnologia.ig.com.br/2014-08-12/computador-pessoal-faz-33-anos-conheca-a-historia-do-ibm-pc.html
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