Quando a Hyundai lançou o HB20 no Brasil em 2012 muitos perguntaram por que a marca não optou por trazer o i20, compacto da mesma categoria que já fazia sucesso na Europa. Na época, a direção da marca contou que o produto fabricado em Piracibaca (SP) foi desenvolvido para agradar especificamente o público brasileiro e o modelo europeu era diferente em alguns pontos.
O HB20 deu certo e hoje não só aparece entre os compactos mais vendidos como é também figura constante no top 10 de vendas do mercado nacional. O modelo europeu também continuou sua trajetória bem sucedida, com mais de 1 milhão de unidades vendidas desde 2002, e agora também novo. A Hyundai lançou no Salão de Paris, na semana anterior, a terceira geração do i20.
Com visual reformulado seguindo o estilo das versões mais recentes do i30 e Santa Fe, o novo i20 tem um visual mais interessante, bem diferente do tom sóbrio da geração anterior. Ele ficou até mais parecido com o HB20, mas com detalhes mais modernos e algumas particularidades no design, como as colunas traseiras pintadas de preto e os faróis, bem grandes diga-se, têm LEDs.
Em termos de dimensões, o i20 leva uma pequena vantagem em relação ao seu primo brasileiro. O novo compacto da Hyundai tem 4,03 metros de comprimento e 1,73 m de largura, contra 3,90 m e 1,68 m do HB20 nas mesmas medidas. Já em altura e distância entre-eixos os modelos empatam, com 1,47 m e 2,57 m, respectivamente. O Hyundai “europeu”, por ser mais comprido tem porta-malas com maior capacidade, para 326 litros. O HB20 comporta 281 l.
Por dentro, o i20 tem um desenho “limpo” e até mais discreto que o do HB20, que tem a parte central com formatos mais arrojados. A decoração pode ser em dois tons e os bancos tem opção de revestimento em couro. O ar condicionado é digital (item opcional no HB20) e o sistema de som possui conexão Bluetooth para smartphones, porta UBS e um HD de 1 GB para armazenar músicas. Nesse ponto, o Hyundai “brasileiro” leva vantagem por ter opção de central multimídia, com GPS e até televisão. O i20, em vez disso, possui um suporte para telefone celular.
O i20 ainda tem novo item opcional que deixou o HB20 morrendo de inveja aqui no Brasil. O compacto pode ser equipado com teto solar panorâmico, um item digno dos carrões da Hyundai.
Já na parte de motorização o HB20 deixa o i20 para trás, ao menos na versão 1.6 16V flex de 128 cv.
O novo i20 tem as opções motor a gasolina 1.2 de 75 cv ou 84 cv, ambos com câmbio manual de cinco marchas, e o 1.4 de 100 cv, com opção de câmbio manual ou automático de 6 velocidades. Na Europa, o modelo também vai ser vendido em versões diesel 1.1 de 75 cv e 1.4 de 90 cv.
O i20 ainda traz de série controle eletrônico de estabilidade, item que o HB20 não tem, e um novo sistema elétrico que desembaça os vidros automaticamente.
O novo compacto da Hyundai, embora seu preço ainda não tenha sido divulgado, começa a ser vendido na Europa a partir de novembro. O i20 é produzido na Turquia.
http://carros.ig.com.br/salaodeparis/conheca+o+hyundai+i20+o+primo+europeu+do+hb20/8183.html
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