Pelo visto a revolução chegou. SOPA, PIPA e o governo dos Estados Unidos de um lado; Anonymous e internautas do outro. A luta pelo controle da internet versus a liberdade da rede acontece agora.
Depois do dia 18 quando vários sites, entre eles a Wikipedia, sairam do ar voluntariamente em forma de protesto, as coisas ficaram sérias. PIPA e SOPA precisam ser combatidos. Mas essa não vai ser uma batalha assim tão fácil.
Ontem os EUA entraram em contato com o governo da Nova Zelândia para prender o fundador e três executivos do Megaupload. E conseguiram, além de tirar o site do ar. A acusação é que o compartilhador de arquivo facilita a pirataria online.
Para você entender melhor: imagine uma feira livre com milhares de vendedores. Uma das barracas vende armas. Então a prefeitura é atuada e a feira toda é cancelada porque uma das barracas fez algo errado.
Ok, na vida real a gente sabe que o canal é, sim, um meio de pirataria. Mas isso é como matar uma barata com uma bomba atômica.
De qualquer forma, o site saiu do ar e o dono está preso na Nova Zelândia.
Para não deixar barato, o grupo Anonymous entrou em ação derrubando via ataques DDoS sites como o FBI e da Warner, além da Universal e o site do Departamento de Justiça americano. Durou pouco tempo, mas derrubar sites como esses não é pouca coisa.
Por enquanto, é isso. Megaupload continua fora do ar apesar de existirem endereços alternativos. O Anonymous continua na ativa. E a internet está mudando. Tomara que a Liberdade possa escrever essa história no futuro.
blogs.pop.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário