quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Satélite para internet exclusiva


Falamos sobre o SOPA ainda ontem e estamos todos preocupados com o nível de censura que a lei pode provocar na internet. Hackers, entretanto, estão com um projeto ambicioso para superar isso: lançar um satélite para uma navegação totalmente livre na internet, como deve ser.

A ideia veio da Alemanha e vai funcionar como um GPS ao contrário. Uma base no solo enviaria o sinal para o satélite que retransmitiria para a Terra de novo.
O plano tem tudo para funcionar, mas o obstáculo financeiro é uma questão importante. Construir um satélite está na casa dos milhões de dólares, apesar de não ser tão caro quanto antigamente.
Outro fator importante é que não existem leis territoriais no Espaço, então qualquer país pode destruir o satélite e não prestar satisfações.
Além disso, para o satélite ficar em paralelo com a rotação da Terra, lá se vai mais dinheiro. Seria difícil encontrar um satélite passando em alta velocidade pela nossa órbita e o sinal seria ruim.
Mesmo com todas essas dificuldades, o grupo está fazendo planos, pesquisas e guardando fundos para o projeto. Duas bases terrenas estão em planejamento e já se pensa no protocolo que utilizarão no serviço.
Se quiser, pode ver mais e até participar no site da Constellation.

blogs.pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário