Derrubou um copo de água no teclado do seu notebook? Seu celular caiu na piscina? Alguém derramou chá na tela do seu tablet? Não se desespere! Especialistas indicam o que fazer - e o que não fazer - para recuperar o seu aparelho eletrônico.
Se o seu aparelho molhou, é melhor que seja por uma água "limpa" -- de torneira, por exemplo. Segundo João Antônio Zuffo, professor da Poli-USP e coordenador-geral do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, quando o líquido não tem partículas, é mais fácil fazê-lo secar sem danificar o sistema elétrico do computador ou smartphone.
Quando o que molhou o aparelho foi um líquido "sujo" -- ou seja, algo que não seja água -- fica mais complicado resgatá-lo. O suco de laranja ou a água com sal, por exemplo, podem deixar resíduos dentro do aparelho depois que este secar. "Quanto mais suja a água, quanto mais conduinte tiver o líquido, mais ácida, pior para o aparelho", diz Nestor Oliveira, coordenador de Hardware da Impacta Certificação e Treinamento.
Pois bem, o seu computador, tablet ou celular caiu na água? A primeira coisa a se fazer é desligá-lo. "É preciso desligá-lo na hora. Quanto mais rápido fizer isso, melhor para o aparelho", afirma Oliveira .
A ideia é deixar que o aparelho seque naturalmente. Por isso, é bom que você deixe espaços para a entrada do ar. "Em celulares e notebooks, é possível abrir a parte da bateria e deixa o aparelho respirar melhor. É importante dar espaço para a água evaporar", diz Zuffo. Quando o aparelho seca de forma natural, a chances de ele voltar a funcionar são altas. "Em 95% dos casos o aparelho volta a funcionar normalmente".
Tentar recarregar a bateria, por sua vez, atrapalha todo o processo de secagem e pode danificar ainda mais o aparelho. "Se ele tiver algum curto interno, pode queimar a placa-mãe".
Para Oliveira, o secador de cabelo colocado em uma temperatura média pode ajudar a evaporação da água dentro do aparelho. "É importante que não esteja em temperatura alta. Ou então frita o aparelho", alerta o coordenador de Hardware da Impacta. Para saber se está muito quente, Zuffo dá uma boa dica: temperatura ruim para o eletrônico é aquela que queima o seu dedo .
Depois de tudo isso, o aparelho ainda não ligou? A melhor coisa a se fazer é levá-lo na assistência técnica. "Quando cai muito líquido, é melhor que a pessoa leve para assistência técnica. Assim, poderá se fazer a desmontagem do computador".
http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/05/04/meu-computador-molhou-e-agora.jhtm#fotoNav=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário