quinta-feira, 10 de maio de 2012

Molhou o seu computador, tablet ou celular? Veja o que (não) fazer



Derrubou um copo de água no teclado do seu notebook? Seu celular caiu na piscina? Alguém derramou chá na tela do seu tablet? Não se desespere! Especialistas indicam o que fazer - e o que não fazer - para recuperar o seu aparelho eletrônico.

Se o seu aparelho molhou, é melhor que seja por uma água "limpa" -- de torneira, por exemplo. Segundo João Antônio Zuffo, professor da Poli-USP e coordenador-geral do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, quando o líquido não tem partículas, é mais fácil fazê-lo secar sem danificar o sistema elétrico do computador ou smartphone.

 Quando o que molhou o aparelho foi um líquido "sujo" -- ou seja, algo que não seja água -- fica mais complicado resgatá-lo. O suco de laranja ou a água com sal, por exemplo, podem deixar resíduos dentro do aparelho depois que este secar. "Quanto mais suja a água, quanto mais conduinte tiver o líquido, mais ácida, pior para o aparelho", diz Nestor Oliveira, coordenador de Hardware da Impacta Certificação e Treinamento.

 Pois bem, o seu computador, tablet ou celular caiu na água? A primeira coisa a se fazer é desligá-lo. "É preciso desligá-lo na hora. Quanto mais rápido fizer isso, melhor para o aparelho", afirma Oliveira .

A ideia é deixar que o aparelho seque naturalmente. Por isso, é bom que você deixe espaços para a entrada do ar. "Em celulares e notebooks, é possível abrir a parte da bateria e deixa o aparelho respirar melhor. É importante dar espaço para a água evaporar", diz Zuffo. Quando o aparelho seca de forma natural, a chances de ele voltar a funcionar são altas. "Em 95% dos casos o aparelho volta a funcionar normalmente".

Tentar recarregar a bateria, por sua vez, atrapalha todo o processo de secagem e pode danificar ainda mais o aparelho. "Se ele tiver algum curto interno, pode queimar a placa-mãe".
Para Oliveira, o secador de cabelo colocado em uma temperatura média pode ajudar a evaporação da água dentro do aparelho. "É importante que não esteja em temperatura alta. Ou então frita o aparelho", alerta o coordenador de Hardware da Impacta. Para saber se está muito quente, Zuffo dá uma boa dica: temperatura ruim para o eletrônico é aquela que queima o seu dedo .

Depois de tudo isso, o aparelho ainda não ligou? A melhor coisa a se fazer é levá-lo na assistência técnica. "Quando cai muito líquido, é melhor que a pessoa leve para assistência técnica. Assim, poderá se fazer a desmontagem do computador".

http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/05/04/meu-computador-molhou-e-agora.jhtm#fotoNav=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário