terça-feira, 23 de agosto de 2011

Projeto "Day to Night"


Com mais de duas décadas de experiência fotografando tanto para grandes publicações ("Time", "Life", "Sports Illustrated", "Vanity Fair") quanto em trabalhos de publicidade e ensaios artísticos premiados, Stephen Wilkes adora falar sobre seu trabalho. Mais ainda quando se trata de sua mais nova exibição, que usa locais icônicos de Nova York como palco para fundir dia e noite na mesma imagem, em um longo processo de colagem.

Tudo no projeto "Day to Night" é trabalhoso. Desde, por exemplo, passar 15 horas sem se mexer "flutuando" em uma grua a 55 metros de altura sobre a Park Avenue, uma das avenidas mais movimentadas de Nova York, até as mais de duas semanas "colando" as fotos uma a uma no computador até que elas atinjam a perfeição.
Stephen revelou que tem planos de vir ao Brasil em breve, e quer fundir o dia e a noite no céu do Rio de Janeiro. Ele também mostra em primeira mão uma foto da exposição que não estava disponível em seu site, e um vídeo "que vai te fazer pirar" (palavras dele),  do dia [e a noite] em que ele fotografou Coney Island, para uma de suas imagens favoritas.

O fotógrafo e artista Stephen Wilkes criou uma mostra com imagens que parecem mágica, reunindo o dia e a noite no mesmo cenário. Na imagem, o famoso edifício Flatiron (Foto: Stephen Wilkes/Divulgação) 
 
O processo até finalizar uma imagem com esse tipo de técnica é bem trabalhoso, não? Pelo visto, foi mais complicado ainda no 'Day to Night'...
Wilkes - Muitas das fotos foram feitas com a ajuda de uma grua que nos erguia (Stephen e um assistente) a mais de 55 metros de altura. O trabalho é muito estrito. A lente não se move, ela fica travada naquela posição por horas, e você pode perceber as complicações disso. Geralmente, são cerca de 15 horas para uma sessão. Você precisa comer, você precisa fazer suas necessidades... E, uma vez que estamos lá em cima, nós não nos movemos! À noite, há o vento, o frio... Eu digo que cada foto é como uma ótima garrafa de vinho, que exigiu um processo trabalhoso e até a ajuda do clima para atingir a perfeição.


Você é claramente muito ligado a Nova York, o que é visível não só pelo trabalho atual, mas por outros ensaios que você já produziu. Você considera a possibilidade de desenvolver o 'Day to Night' em outros lugares, ou só consegue enxergá-lo acontecendo em Nova York?
Wilkes - É interessante, na verdade estou planejando ir para o Rio, e quero fazer o "Day to Night" lá. Tenho alguns amigos no Rio que conheci enquanto viajava pela Croácia, e temos conversado sobre isso. Estou empolgado para fotografar o Carnaval e quero fazer algumas fotos do "Day to Night" no Brasil, e isso pode acontecer num futuro bem próximo.


'Day to Night' em detalhes
Equipamento: câmera de grande formato, que registra o equivalente a algo entre 65 mil e 80 mil megapixels
Quantas imagens compõem a exposição: 9
Quando as fotografias foram produzidas: entre 2009 e 2011
Tempo médio para finalizar cada imagem: entre 14 e 30 dias
Equipe envolvida: assistente de fotografia, retocador na pós-produção, gráfica especializada em grandes impressões
Exposição: de 8 de setembro a 29 de outubro na ClampArt Gallery, em Nova York
Site: www.stephenwilkes.com

Fonte: g1.globo.com

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