domingo, 17 de fevereiro de 2013

Senhas fracas permitiram falso alerta zumbi na TV americana


No início desta semana, algumas emissoras americanas transmitiram um alerta de emergência em áudio, falando sobre um falso ataque zumbi. O trote foi avaliado a falha encontrada pelos técnicos foi mais simples que parece.

O ataque se deu por um motivo até simples: a fraca segurança das senhas. Nenhuma falha ou vulnerabilidade nos sistemas utilizados para transmissão foram encontradas, e todos os ataques se deram por invasão utilizando as senhas. O grupo Montana Television Network foi a vítima dos hackers, e as emissoras afiliadas KRTV e CW acabaram retransmitindo o trote para diversas cidades. O programa “Steve Wilkos Show” retransmitiu a mensagem pelo EAS (Sistema de Alerta de Emergências) que normalmente não interrompe a transmissão, passando uma mensagem de áudio e um aviso na parte superior da tela.


A FCC (Comissão Federal de Comunicação dos EUA) emitiu um comunicado urgente para todas as emissoras afiliadas ao programa EAS, pedindo para que elas tomem medidas urgentes, começando por alterar as senhas de todos os logins dos equipamentos que transmitem alertas de emergência.
Os ataques ocorreram justamente quando o governo dos Estados Unidos estava com seus olhos voltados para o risco de ataques cibernéticos. No Congresso, o presidente Barack Obama chegou a declarar que os hackers estão procurando formas de atingir a rede elétrica e os controles de vôo nos EUA, e que em breve as ações poem acabar custando vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário