Não é difícil achar que os bebês são apenas bolinhas de fofura que só sabem dormir, comer e fazer cocô, mas a realidade não é bem assim. Estudos recentes sugerem que eles entendem palavras muito antes do que se pensava.
Elementos sonoros produzem a linguagem que os bebês entendem antes de saberem realmente falar e reconhecer totalmente as palavras. Bebês começam a entender sua língua juntando vogais e consoantes, experimentando esses sons. Palavras inteiras aparecem de 9 a 15 meses de idade.
O estudo foi feito da seguinte maneira: 33 bebês de seis a nove meses e 50 bebês de 10 a 20 meses foram colocados na frente de uma TV que mostrava imagens bem diferentes. “Maçã e nariz”, por exemplo.
Depois, eram incentivados a olhar para um ou outro. Com um software de rastreamento ocular, foi identificado que eles olhavam mais para o que estava sendo pedido.
Isso vai aumentando até os 14 meses quando a percepção por palavras têm um pico drástico. Os estudos sugerem que isso se deve ao fato de que as crianças começam a achar que é um jogo, uma brincadeira e querem acertar – ou é apenas o desenvolvimento das áreas de comunicação.
Pelo jeito, devemos nos importar mais com o que dizemos a nossos pequenos.
Via.
Nenhum comentário:
Postar um comentário