Os cosmonautas da Estação Espacial Internacional (ISS) tiveram um grande susto no último sábado, dia 24. Restos de um antigo satélite russo passaram em grande velocidade e perigosamente próximos à Estação, obrigando seus tripulantes a refugiarem-se nas cápsulas de sobrevivência.
Os restos pertenciam a um satélite russo chamado Cosmos 2251, que havia sido lançado em 1993. Em fevereiro de 2009 no entanto, um outro satélite – este americano – chamado Iridium-33 colidiu-se com o Cosmos, destroçando a ambos.
As cápsulas nas quais os três russos, dois americanos e um membro holandês da tripulação buscaram refúgio são chamadas de Soyuz e estão acopladas à ISS e servem como um transporte de emergência que auxiliaria a tripulação em casos extremos.
A NASA disse que esta foi a terceira vez que os cosmonautas apelaram para as Soyuz tendo precaverem-se de uma colisão com restos como estes. Mas também já avisa que o perigo já passou.
À efeito de informação, milhares de pedaços de metal, plástico e vidro giram em torno da Terra. Este lixo espacial corresponde a 4.600 lançamentos nos últimos 55 anos de exploração espacial.
Fonte
http://blogs.pop.com.br/tecnologia/cosmonautas-em-apuros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário