Se você, cosmonauta sonhador, acha que Marte seria um local pacífico para se passar uma temporada, fugir dos seus problemas de terráqueo e tirar umas férias só você e o calmo vazio – Esqueça. Nem lá a paz reina. Em um momento incomum captado pela NASA em fotografia, podemos ver um redemoinho em Marte.

O redemoinho atravessava a região conhecida como “Amazonis Planitia” do planeta vermelho. Pelos cálculos dos pesquisadores, o fenômeno chegou a atingir mais de 30 metros de diâmetro.
A imagem foi feita pelo “Mars Reconnaissance Orbiter” (em operação desde 2006) no último mês enquanto o tornado atravessava o hemisfério norte de Marte. Diferente de um tornado, um redemoinho pode formar-se tembém em um dia claro, quando o ar quente rasteiro começa a espiralar-se ao encontrar-se com o ar mais frio no alto. O redemoinho torna-se visível devido a poeira que ergue ao afunilar-se.
O monstro parece bem menos assustador pelo tamanho demonstrado na foto do que ele realmente chegou a ser: o redemoinho atingiu 800 metros de altura!

Fonte: http://www.popsci.com/technology/article/2012-03/pretty-space-pics-mars-reconnaissance-orbiter-captures-twister-martian-plains