A tanto tempo se fala na criação de um “óculos de realidade virtual” que eu já esqueci quando surgiu este conceito. Muitas bugigangas já foram inventadas ao longo dos anos – como o projeto SEGAVR da nossa imagem, que nunca chegou à luz do dia – mas nada de fato ficou para a posteridade. Bem, a Google quer mudar isso: diretamente dos laboratórios da Google X, temos os óculos que vão nos levar ao próximo nível de realidade.
O protótipo ainda não tem um nome, mas é ambicioso – a Google pretende começar a vendê-la ainda no final deste ano. E do que se trata afinal?
De um óculos comum, à primeira vista. Ele não deverá ser um daqueles visores estilo os capacete de “Simula-Visão“ do Mundo de Beakman – ao contrário. Você poderá colocá-lo nas ruas, no metrô ou em qualquer outro lugar público. E ao fazer isso, a magia começa.
Uma camada de realidade virtual será sobreposta à o que você estiver vendo. Você poderá acessar a internet via wireless, podendo acessar informações e ler e-mails enquanto caminha ao trabalho, por exemplo. Ele terá sensores de movimentos e GPS, além de uma câmera integrada. E claro, terá sistema operacional Android.
Imagine só, você procurando um endereço na rua, mas está a pé. Enquanto caminha, você acessa o Google Maps e procura a cua. Depois acessa o Street View e compara: “Esta rua onde eu estou é a certa ou não? Tinha de ter uma árvore por aqui…” – perdido nunca mais.
Ainda sabemos pouco sobre o projeto, e não contamos com nenhuma imagem dele. Mas fazemos aqui uma homenagem à SEGA e seu nunca lançado SEGAVR – o modelo retrô da realidade virtual nos anos 1990.
http://blogs.pop.com.br/tecnologia/oculos-da-google-%e2%80%93-ate-o-fim-do-ano/
Nenhum comentário:
Postar um comentário