Detroit é uma cidade Norte Americana que já foi uma das maiores e mais prósperas cidades do Estado de Michigan. Era conhecida como a Capital da Indústria Automobilística por abrigar a Sede da Ford, General Motors e Chrysler, ícones da Indústria Americana.
Na verdade, é uma situação que se arrasta há muitos anos, mas o agravamento da crise na indústria automobilística e a recessão, fez com que Detroit se transformasse numa cidade fantasma e hoje se constitui na cidade mais violenta dos Estados Unidos.
Tudo isso levou o Prefeito de Detroit a declarar que a cidade está “quebrada” e como consequência, entrou com um pedido de Concordata na Justiça Americana. A capital da indústria automobilística acumula uma dívida ao redor de US$ 20 bilhões.
Hoje, menos de 5% dos carros montados nos Estados Unidos vêm de Detroit. A cidade perdeu indústrias para outros municípios e para a Ásia, que cobram menos impostos e tem mão de obra mais barata. Sem esperança, muitos moradores abandonaram Detroit.
Hoje, 78 mil prédios estão vazios. A população que chegou a 1,8 milhão de pessoas nos anos 50 caiu para menos de 700 mil.
Os fotógrafos Franceses Yves Marchand e Romain Meffre foram até Detroit para registrar a situação atual da cidade e as fotos fazem parte do livro The Ruins of Detroit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário