A Audi planeja aumentar sua participação no mercado automotivo brasileiro. Para isso, a companhia alemã acaba de sacar da manga sua mais nova arma: o A3 Sedan. Trazendo uma alta dose de tecnologia, motorização de 180 cv e preço de R$ 116.400, o sedã tem argumentos de sobra para dar dor de cabeça aos rivais premiums, principalmente aqueles que compartilham a Alemanha como pátria.
Desenvolvido no país bávaro e fabricado na Hungria, o A3 Sedan tem dotes de um verdadeiro lorde, afinal, classe é o que não lhe falta. Suas linhas de padrões “clean” passam longe do exagero, criando um desenho que mescla o clássico com detalhes modernos. Apesar do seu coeficiente aerodinâmico não ser dos melhores (0,3), o A3 tem um design agradável. Mas, por baixo destas linhas belas e contidas, deste olhar felino, quem realmente é o A3 Sedan?
Anti-Fusion
A Audi bate o martelo em dizer que o maior rival do A3 Sedan é o Mercedes-Benz CLA, mas o A3 tem uma lista grande de concorrentes e alguns com preços mais equivalentes (o Mercedes, por exemplo, é oferecido por R$ 150.500, quase R$ 35 mil a mais do que o modelo da Audi).
Dentre estes possíveis rivais, encontra-se o Ford Fusion Titanium AWD. Ok, estes modelos podem não parecer assim principais concorrentes a princípio, mas vamos por partes. Ambos são sedãs, ambos carregam a responsabilidade de conquistar boas vendas no Brasil e, o mais parecido entre eles, os dois modelos têm preços parecidos.
Oferecido com preços que partem de R$ 117.900, o Fusion Titanium AWD tem atrativos suficientes para colocar uma pulga atrás da orelha de qualquer cliente em potencial do A3. Como diferenciais em relação ao Audi, o Ford traz tração 4x4, 40 cm a mais de comprimento (o que gera amplo espaço interno e maior porta-malas), rodas aro 18" (ante as 17 do A3 Sedan), 60 cavalos de potência a mais e estética sisuda. Mas, será isto o suficiente para minar as expectativas da companhia alemã?
A resposta é provavelmente não. O A3 Sedan é mais esperto de ser conduzido. Suas respostas são mais naturais e fazem o Fusion ter comportamento inferior. O peso extra, de quase 400 kg, faz com que a potência superior do Ford praticamente desapareça e deixe o modelo menos econômico no consumo de combustível. O 0 a 100 km/h dos dois modelos, segundo as respectivas fábricas, são idênticos – 7,3 segundos.
Em relação aos equipamentos de série, o Audi sai na frente mais uma vez. Tela multimídia escamoteável, freio de mão eletrônico, console com painel de controle sensível ao toque, 5 modos de condução e sistema start/stop são sistemas que o Audi traz e que não estão presentes no Fusion. O modelo ainda faz uso de materiais nobres em sua estrutura, uma tecnologia que aumenta a segurança e que antes estava presente apenas nos modelos mais caros da marca, como no A6 e A7.
No mais, o A3 Sedan tem sistema anti segunda colisão (que aciona os freios automaticamente em caso de acidentes para evitar um segundo impacto), câmbio de sete marchas com dupla embreagem e teto solar panorâmico. O modelo ainda traz uma suspensão bem adaptada ao solo brasileiro, que não raspa em qualquer valeta e mesmo assim oferece bom comportamento em estradas e curvas acentuadas. O GPS que mostra algumas construções em 3D é oferecido como opcional, por R$ 9.900.
Na prática
O A3 Sedan é o carro. Ele é meio que o Volkswagen Gol de 2030, fazendo um pouco de tudo e nada mau feito. Ele não é muito baixo, não é fraco, é seguro, passa confiança, anda quando precisa andar, é bonito mas não exageradamente chamativo e por aí vai.
Talvez os únicos defeitos do A3 Sedan sejam o preço, que, por mais que seja competitivo no segmento, ainda é muito caro para a grande maioria da população brasileira (admito que este seja um mal comum a toda a comunidade automotiva e não apenas no Sedan). Outro ponto negativo é a ausência de alguns equipamentos, muitas vezes encontrados em carros mais simples, como sensor de estacionamento e controlador eletrônico de velocidade (o popular "piloto automático").
Veredicto
O Audi A3 tem lugar garantido na garagem de muitos brasileiros (assim como o Ford Fusion). Talvez a diferença entre estes clientes seja simples: a idade. O A3 tem ares mais juvenis, dialogando com maior facilidade com os jovens. Já os senhores vão se identificar mais com o Fusion, que oferece comportamento mais amigável e menos desafiador.
Mercado
A Audi não confirma, mas há chances de o A3 Sedan receber um aumento nos próximos meses. O modelo, que será fabricado no Brasil a partir do segundo semestre de 2015, corre o risco de ver seu preço saltar de R$ 116.400 para algo em torno dos R$ 127 mil. Tal aumento seria até compreensível, levando em conta que o A3 hatchback com o mesmo motor 1.8 turbo do sedã custa hoje R$ 124.300.
Alguns dos problemas que a Audi enfrenta em relação aos preços é a concorrência interna. O Audi A4 Attractive, por exemplo, sai hoje das concessionárias com valores a partir de R$ 118.900, preço muito parecido com o do A3 Sedan. O modelo tem uma relação semelhante ao Fusion comparado ao A3, pois é maior, mas ao mesmo tempo oferece menos equipamentos de série e não tem projeto tão moderno.
A Audi planeja aumentar o número de opções de modelos da família A3 oferecidos no Brasil. A companhia pretende trazer também o Cabriolet e o S3, ambos provavelmente ainda no primeiro semestre de 2014.
http://carros.ig.com.br/lancamentos/audi+a3+sedan+tem+fome+de+asfalto/7203.html
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