A Coca-Cola
excluiu um casal gay na versão irlandesa de uma campanha publicitária
que tem sido veiculada no Reino Unido, segundo o jornal "The Mirror". A
cena foi substituída pelo casamento entre um homem e uma mulher.
O
vídeo faz parte da campanha Razões para Acreditar, em que a empresa
argumenta que há muito mais fatos positivos do que negativos na vida, o
que justifica o otimismo.
No vídeo produzido para o Reino Unido, a
cena de dois homens em um casamento é usada, logo em seguida à de
pessoas depredando um carro, para ilustrar a afirmação: "para cada
demonstração de ódio", ilustrada , há 5.000 celebrações de amor."
Na versão para a Irlanda – país vizinho –, a
sequência seria idêntica, não fosse a substituição do casamento
homossexual pelo de um homem e uma mulher.
Jerri
Buttimer, membro do Parlamento pelo Fine Gael, considerado de
centro-direita, defendeu que a empresa refizesse o anúncio, com o casal
gay.
"A Coca-Cola esteve por trás de algumas das grandes
campanhas já realizadas. Ela não deveria marginalizar ou alienar ou
discriminar qualquer pessoa na Irlanda", disse Buttimer que, segundo o
"The Mirror", foi agredido quando jovem por ser homossexual.
A
Coca-Cola argumentou, segundo o jornal britânico, que a mudança ocorreu
porque, "embora a união civil entre homossexuais seja permitida na
Irlanda, o casamento não é".No Brasil, a campanha Razões para Acreditar foi divulgada em 2012. O vídeo mostra nenhum tipo de casamento.
Procurada às 14h, a representação da Coca-Cola no Brasil não comentou até a publicação desta reportagem. Na Irlanda, a reportagem não conseguiu contato pelo telefone informado pelo departamento de imprensa local.
http://economia.ig.com.br/empresas/2014-01-03/coca-cola-tira-gays-de-anuncio-na-irlanda-e-criticada-diz-jornal.html
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