Um estudo publicado por dois alunos da Universidade de Princeton (EUA) sugere que o Facebook perderá 80% de seus usuários até 2017. O trabalho, publicado pelos estudantes John Cannarella e Joshua A. Spechler, parte do modelo matemático SIR (usado para calcular indíces de propagação de doenças) para calcular o desempenho da rede social nos próximos anos.
No estudo, Cannarella e Spechler partiram do modelo matemático SIR para criar um modelo próprio para o trabalho, denominado irSIR. Os estudantes tomam por base o caso do Myspace para exemplificar como uma rede social muito popular pode sofrer uma queda brusca em pouco tempo.
Para demonstrar a queda do Myspace ao longo dos anos, os estudantes usaram dados do Google Trends, serviço do Google que mede a popularidade de um assunto a partir de volume de buscas e outras atividades dos internautas. Os mesmos dados do Trends relativos ao Facebook foram usados pelos estudantes para projetar uma curva de popularidade, usando o modelo matemático irSIR.
Na conclusão, os estudantes
afirmam que "ao extrapolar o modelo matemático usado para o futuro, o
estudo sugere que o Facebook passará por uma brusca queda em número de
usuários nos próximos anos, perdendo 80% de seus usuários entre 2015 e
2017". O estudo não levou em conta outros aspectos, como cenários
econômicos, tecnológicos ou ações da concorrência.
http://tecnologia.ig.com.br/2014-01-23/estudo-sugere-que-facebook-perdera-80-de-usuarios-em-tres-anos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário