O clima esquentou depois da entrevista do cantor Lobão ao jornal "Folha de S. Paulo". O motivo da conversa foi a divulgação do novo livro do artista, "Manifesto do Nada na Terra do Nunca", que diz que o Brasil sofre uma paralisia atualmente.
Sem pestanejar, Lobão atacou diversos artistas que fazem uso da Lei Rouanet, para captar incentivos. "Se você tirar o Ministério da Cultura, o que não é sertanejo universitário morre. Eu recusei R$ 2 milhões do Ministério da Cultura para fazer uma turnê", confessou.
"O ministério libera tudo, e impressionam as temáticas: bandas mortas se ressuscitam para comemorar um aniversário de vida que não têm! O próprio Barão Vermelho! Todos pediram grana [via lei de incentivo]: Barão, Paralamas. O Gilberto Gil é o rei, um dos que mais pedem [recurso via Lei Rouanet]! O cara foi ministro! Como é que as pessoas podem aturar isso?", acusa citando nomes.
Lobão também falou sobre a empresária Paula Lavigne. "A Paula Lavigne é a rainha [da Lei Rouanet]. Por que os intelectuais brasileiros, diante de uma situação asquerosa como esta, ficam calados?" Impressionada com as declarações, Paula respondeu via Twitter: "Você segura o Lobão que vai ter uma fila pra bater! Kkkk até eu fui esculhambada! Vamos cobrar royaltes desse livro!"
Outros músicos também foram acusados por Lobão, como Roberto Carlos, chamado de "múmia deprimida"; Preta Gil, que "ganhou um império atrás dos benefícios do pai"; e os rappers Criolo, Emicida e o grupo Racionais, defindo por Lobão como "braço armado do PT".
"Os Racionais são o braço armado do governo, são os anseios dos intelectuais petistas, propaganda de um comportamento seminal do PT. Não acredito em cara ressentido. Emicida, Criolo, todos têm essa postura, neguinho não olha, não te cumprimenta. Vai criar uma cizânia que nunca teve, ódios [raciais] estão sendo recrudescidos de razões históricas que nunca aconteceram aqui. Como permitem esse discurso?", declarou Lobão.
Mano Brown, líder dos Racionais, defendeu-se no Twitter. "Estranho o Lobão falar de mim sem nunca ter me conhecido. Não entendo a postura dele agora. Ele que pregava a ética e rebeldia, age como uma pu** para vender livro. Nos anos 80 as ideias dele não fizeram a diferença para a gente aqui da favela. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém, nem ele comigo. O Lobão está sendo leviano e desinformado."
E ainda mandou um recado: "Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui". Emicida também deu sua resposta na rede social. "Pela quantidade de gente me pedindo opinião, logo concluo, tem algum infeliz desinformado falando besteira sobre o hip hop em algum lugar."
Veja os comentários na rede social sobre a polêmica:
Mano Brown Oficial @ManoBrownOF
O Lobão está sendo leviano e desinformado.
Paula Lavigne
@PaulaLavigneOfi
@ManoBrownOF vc segura o Lobão q vai ter uma fila pra bater! Kkkk até eu fui esculhambada! Vamos cobrar royaltes desse livro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário